Afzal Javed

Afzal JavedDr. Afzal Javed é Consultor Psiquiatra no Reino Unido e no Paquistão e Professor Associado Clínico Honorário na Escola de Medicina Warwick, Universidade de Warwick RU. Ele detém, também, o cargo honorário de Presidente do Centro de Pesquisa Psiquiátrica Paquistanês, Fountain House, Lahore (Paquistão). 

Graduou-se na Escola de Medicina King Edward em Lahore, Paquistão, e recebeu treinamento altamente especializado em Psiquiatria no Paquistão e Reino Unido (pelo Hospital Real de Edimburgo, Universidade de Edimburgo e Instituto de Psiquiatria & Hospital Maudsley em Londres).

Serviu à Escola Real de Psiquiatras do Reino Unido como Representante / Escrivão Associado, membro da Junta de Assuntos Internacionais da Escola, Presidente da Divisão Oeste da Escola e um dos líderes dos grupos de SAS médicos & pacientes & carreiras. Foi eleito Membro do Comitê Executivo do Curso de Reabilitação e Psiquiatria Social da Escola Real e representa o Curso no Comitê de Educação e Treinamento da Escola.

Seu papel na psiquiatria internacional é ressaltado pelo seu envolvimento com diversas organizações profissionais. Atualmente trabalha como:

  • Presidente Eleito da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA)
  • Presidente da Federação Asiática das Associações de Psiquiatria (AFPA)
  • Ex-Presidente da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial (WAPR)
  • Ex-Secretário Executivo de Seções da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA)
  • Consultor e Secretário Geral Fundador do Fórum Sul-Asiático de Saúde Mental e Psiquiatria (SAF)
  • Consultor da Federação de Psiquiatria SAARC (SPF)
  • Secretário Geral Fundador da Federação Asiática das Associações de Psiquiatria (AFPA)
  • Ex-Vice-Presidente / Diretor Fundador da Seção de Psiquiatria em Países em Desenvolvimento da WPA
  • Presidente do Centro de Pesquisa Psiquiátrica Paquistanês, Fountain House, Lahore, Paquistão

Suas principais áreas de interesse são Reabilitação Psicossocial, Psiquiatria Social e Transcultural e Pesquisa Psiquiátrica. Seu conhecimento acadêmico foi incomensurável na publicação de mais de 110 artigos científicos e na autoria de 6 livros e monografias em diferentes tópicos da psiquiatria. Está atualmente envolvido em diversos projetos relacionados à Esquizofrenia e está terminando auditorias

Comments are closed.