ARENA ABP: a Arena do conhecimento

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, mais uma vez oferece aos seus participantes a oportunidade de assistir grandes debates com temas polêmicos que estão sendo debatidos no meio médico e também por toda a sociedade como internação compulsória, Alzheimer, Descriminalização da maconha e Qual a relação da mente com cérebro. Médicos psiquiatras e neurologistas entrarão na “Arena do conhecimento” para “duelar” em defesa do seu ponto de vista embasados em pesquisas e dados científicos.

Todos os debatedores das arenas do conhecimento são renomados professores e cientistas que apresentarão seus estudos, alguns ainda inéditos no Brasil, e compartilharão com os presentes todo o conhecimento científico adquirido ao longo dos anos em universidades no Brasil e no exterior.

Dr. Wagner Gattaz, Diretor do Laboratório de Neurociências do HCFMUSP e idealizador das “Arenas ABP”, falou sobre o conceito da atividade: “A Arena ABP é uma atividade importante porque força o público e os palestrantes a pensarem com argumentos diferentes e com mais tolerância”. O também mediador da Arena 3: “Alzheimer: uma doença psiquiátrica ou neurológica?”, complementa: “Esse formato aumenta a dialética e essa é a base da arena, é uma luta intelectual que envolve gladiadores, apenas no sentido figurado, simplesmente porque eles são oponentes. Será com muita argumentação intelectual e científica. Todos nós temos muito a ganhar com atividades assim.”

Presente no debate de 2016 e também participante na Arena 3, falando sobre os aspectos neurológicos do Alzheimer, o Dr. Jerson Laks explica que a importância deste tipo de atividades no XXXV CBP “advém do fato de que nem todos têm a mesma opinião, ainda que cientificamente embasadas. Então, essas atividades são importantes para se ver as várias visões de um mesmo problema e, a partir daí, se ver as questões multifatoriais pertinentes à psiquiatria”.

O superintendente técnico da ABP, Antônio Geraldo da Silva,  que irá mediar a Arena 4 “Descriminalização da Maconha” falou sobre a expectativa da atividade: “ Essa é uma atividade muito importante do nosso congresso. Será um embate científico-filosófico que nos aproximará. Ficamos muito voltados aos nossos estudos nos laboratórios e centros acadêmicos, é muito bom debater em uma arena de conhecimento no grande congresso que é o CBP. Vamos romper barreiras e ao final quem ganha é a ciência brasileira.”

Cada debatedor (gladiador) terá 15 minutos para exposição da sua defesa, haverá tempo para réplica e tréplica e o público participará ativamente com votação antes, durante e depois do debate.

O Dr. Wagner Gattaz encerra convidando a todos: “As pessoas devem participar dessa atividade pois é uma forma de repensar os conceitos que nós temos e também de contribuir. O público terá tempo e poderá contribuir muito com esse debate”.

Veja aqui toda a programação da Arena ABP:

Arena 1: Internação compulsória como forma de combate a cracolândia – SP
Mediador: Angelo Campana (RS)
Gladiadores:
· Visão da política de drogas do estado – Ronaldo Laranjeira (SP)
· A internação involuntária como um direito do paciente – Marcelo Ribeiro de Araújo (SP)
· Cracolândia(s): uma questão humanitária – Mauro Gomes Aranha de Lima (SP)
· Hierarquia de valores nas formas não voluntárias de internação – Guilherme Peres Messas (SP)


Arena 2: Qual a relação da mente com o cérebro? O cérebro é o gerador ou um instrumento para manifestação da mente?
Mediador: João Luciano de Quevedo (EUA)
Gladiadores:
· Geraldo Busatto Filho (SP)
· Homero Pinto Vallada Filho (SP)
· Alexander Moreira de Almeida (MG)
· Helena Calil (SP)


Arena 3: Alzheimer: uma doença psiquiátrica ou neurológica?
Mediador: Wagner Gattaz (SP)
Gladiadores:
· Alzheimer: uma doença neurológica – Jerson Laks (RJ) / Orestes Vicente Forlenza (SP)
· Alzheimer: uma doença psiquiátrica – Paulo Henrique Ferreira Bertolucci (SP) / Ricardo Nitrini (SP)


Arena 4: Descriminalização da Maconha
Mediador: Antônio Geraldo da Silva (DF)
Gladiadores convidados:
· Valentim Gentil Filho (SP)
· Osmar Gasparini Terra (DF)
· Guilherme Peres Messas (SP)
· Mauro Gomes Aranha de Lima (SP)
· Ronaldo Laranjeira (SP)
· Cloves Benevides (MG)
· Ana Cecília Marques (SP)
· Mario Corales Rosas (SP)

Comments are closed.