Charlie Nemeroff

Charles B. Nemeroff, M.D., PhD., trabalhou nos últimos 9 anos como Leonard M. Miller Professor e Presidente do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento e Diretor Clínico do Center on Aging da Universidade de Miami Miller School of Medicine em Miami, Flórida.

Ele recebeu seus diplomas de M.D. e PhD (Neurobiologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC) em Chapel Hill, Carolina do Norte. Após um curso de residência em psiquiatria na UNC e na Duke University, ele ocupou cargos no corpo docente na Duke University e foi Presidente do Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Emory University por 18 anos antes de se mudar para a Universidade de Miami em 2009.

Foi presidente do Colégio Americano de Psiquiatria (ACP) e do Colégio Americano de Neuropsicofarmacologia (ACNP) e é membro do Conselho Consultivo Científico e do Conselho de Diretores da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio (AFSP) e da Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA).

Recebeu vários prêmios de pesquisa e educação, incluindo o Prêmio Kempf em Psicobiologia, o Prêmio Samuel Hibbs, o Prêmio de Pesquisa de Mentoria, o Prêmio Judson Marmor e o Prêmio Vestermark da Associação Americana de Psiquiatria (APA), o Prêmio de Transtornos do Humor, o Prêmio Bowis e o Prêmio Dean do ACP e o Prêmio Julius Axelrod pela mentoria do ACNP. Foi eleito para o Instituto de Medicina (atual Academia Nacional de Medicina) da Academia Nacional de Ciências em 2002.

Foi nomeado Ex-Aluno do Ano pela Universidade da Carolina do Norte (UNC) e pela Faculdade de Medicina da UNC. Recebeu o Doutorado Honoris Causa da Universidade Maimonides, em Buenos Aires, em 2015.

É membro do Conselho de Pesquisas da APA e preside tanto o Colóquio de Pesquisa da APA para Jovens Investigadores quanto o Grupo de Trabalho de Biomarcadores e Novos Tratamentos da APA.

Sua pesquisa centrou-se na fisiopatologia dos transtornos de humor e ansiedade, com foco no papel do abuso infantil e da negligência como um importante fator de risco. Também se concentrou no papel dos transtornos do humor como um fator de risco para os principais transtornos médicos, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Publicou mais de 1100 relatórios e análises de pesquisas.

Atuou no Conselho Consultivo de Saúde Mental do NIMH e no Conselho de Pesquisas Biomédicas da NASA. É o co-editor chefe (com Alan F. Schatzberg, Mestre) do Textbook of Psychopharmacology, publicado pela APA Press, agora em sua quinta edição.

Sua pesquisa é atualmente apoiada por doações do NIH.

 

Comments are closed.