Cursos

Inscreva-se no local a partir das 15h do dia 8 de outubro!

Quarta-feira, 09 de outubro – 08h00 às 12h00 

• Área Temática: Psicogeriatria
Curso 07 |
Título: Demências diagnóstico e tratamento
Coordenador: Valeska Marinho (RJ)
Subtemas e Relatores:

  • Tratamento das Demências – Valeska Marinho (RJ) 
  • Neuroimagem Nas Demências – Gilberto S. Alves (MA) 
  • Tratamento dos sintomas comportamentais – Annibal Truzzi (RJ) 
  • Transtornos neurocognitivos: definição, etiologia e diagnósticos diferenciais – Felipe Kenji Sudo (RJ) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos
Objetivo: Capacitar Psiquiatras no reconhecimento, diagnóstico diferencial, manejo medicamentoso e introdução de demais abordagens terapêuticas nas demências.

– – –

• Área Temática: Tema Oficial do Congresso
Curso 13 |
Título: A psiquiatria clínica na era digital o futuro é agora
Coordenador: Marcelo Allevato (RJ)
Subtemas e Relatores:

  • Psicofarmacologia digital inovação na pesquisa e efetividade na prática clínica – Marcelo Allevato (RJ) 
  • o Que As Neurociências Podem Fazer Pela Psiquiatria – Marcos Gebara (RJ) 
  • Tecnologia digital e psiquiatria personalizada – Juliana Bancovsky (RJ) 
  • Inteligência Artificial e Psiquiatria. – Ives Cavalcante Passos (RS) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos
Objetivo: Familiarizar a audiência com as inovações tecnológicas incorporadas à pesquisa e à prática, com ênfase na utilidade atual e proporcionar uma visão das perspectivas futuras.


Quarta-feira, 09 de outubro – 14h30 às 19h00 

• Área Temática: Infância e Adolescência
Curso 03 |
Título: Psiquiatria da Infância e Adolescência e a Psicofarmacologia, suas importâncias e peculiaridades
Coordenador: Fabio Barbirato (RJ)
Subtemas e Relatores:

  • Aprimorar os alunos no conteúdo do desenvolvimento infanto-juvenil, peculiaridades no exame psíquico na infância e adolescência e sua família – Francisco Assumpção (SP) 
  • Atualidade na psiquiatria da pré-escola; da identificação precoce em PIA aos tratamentos mais recomendados nesta faixa etária – Gabriela Dias (RJ) 
  • Atualização em psicofarmacologia dos casos mais comuns e dos mais complexos e “resistentes” em nossos consultórios e ambulatórios públicos de PIA (Depressão, TDAH, Ansiedade, Autismo, Irritabilidade em geral, Tiques, entre outros) – Fabio Barbirato (RJ) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos
Objetivo: Aprimorar os alunos no conteúdo do desenvolvimento infanto-juvenil, peculiaridades no exame psíquico na infância e adolescência e sua família, atualidade na pre-escola da identificação precoce em PIA ao tratamento e por fim, a psicofarmacologia dos casos mais comuns e dos mais complexos e resistentes em nossos consultórios e ambulatórios públicos de PIA (Depressão, TDAH, Ansiedade, Autismo, Irritabilidade, entre outros)

– – –

• Área Temática: Forense
Curso 04 |
Título: O que você precisa saber de Psiquiatria Forense
Coordenador: Lisieux Telles (RS)
Subtemas e Relatores:

  • O que o psiquiatra precisa saber sobre Alienação Parental? – Alcina J. S. Barros (RS) 
  • Violência contra a mulher e feminicídio: o que está acontecendo no Brasil? – Lisieux Telles (RS) 
  • CID XI e aspectos forenses dos transtornos relacionados a álcool e drogas – Alexandre Valença (RJ) 
  • Psicopatas e serial killers: o que sabemos sobre eles? – Katia Mecler (RJ) 
  • Avaliação pericial da capacidade laborativa – Leonardo Fernandez Meyer (RJ) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos
Objetivo: Neste curso serão abordados os mais relevantes temas da Psiquiatria Forense atual tais como alienação parental, feminicídio, psicopatia, drogadição e CID 11 e avaliação da capacidade laborativa. Todos os temas partirão de uma revisão teórica abrangente ilustrada pela experiência pericial dos professores.


Quinta-feira, 10 de outubro – 08h00 às 12h00 

• Área Temática: Clínica
Curso 02 |
Título: Fronteiras no diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar – 5ª Edição
Coordenador: João Quevedo (SC)
Subtemas e Relatores:

  • Diagnostico e tratamento da depressao bipolar – João Quevedo (SC) 
  • Diagnostico e tratamento da ciclotimia – Kelen Recco (SC) 
  • Litio: passado, presente e futuro – Rodrigo Machado-Vieira (USA) 
  • Identificação e manejo de risco em filhos (offspring) de pacientes bipolares – Sheila Caetano (SP) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos e Não-Médicos
Objetivo: Apresentar os conceitos mais atualizados no diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar e suas comorbidades. Discutir a aplicabilidade clínica das mais recentes descobertas nesse campo do conhecimento. Abordar de forma direta temas controversos ou ainda não bem estabelecidos pela literatura. Discutir ferramentas para a identificação e manejo precoces dos fatores de risco. Proporcionar condições para a audiência esclarecer dúvidas clínicas relevantes.

– – –

• Área Temática: Diagnóstico e Classificação
Curso 09 | Título: Ativação – Fenômeno necessário para o diagnóstico
Coordenador: Odeilton Tadeu Soares (SP)

Subtemas e Relatores:

  • O fenômeno da ativação caracterização de uma das dimensões da hipomania – Odeilton Tadeu Soares (SP) 
  • Diagnóstico do transtorno bipolar – Ricardo Moreno (SP) 
  • O Impacto da ativação no diagnóstico da hipomania – Doris . Moreno (SP) 
  • O impacto da ativação na depressão bipolar – Frederico Demetrio (SP) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo:  Médicos e Não Médicos
Objetivo: Facilitar o reconhecimento psicopatológico do fenômeno da ativação, aprimorando o diagnóstico da hipomania, que está presente nos diferentes episódios do transtorno bipolar.

– – –

Quinta-feira, 10 de outubro – 14h30 às 19h00

• Área Temática: Clínica
Curso 01 | Título: Atualização sobre novos tratamentos em psiquiatria (2ª edição)
Coordenador: Rodrigo Machado-Vieira (USA)

Subtemas e Relatores:

  • Manejo da depressão resistente a tratamento: a arte e a ciência – Charles Nemeroff (EUA) 
  • O uso adjuntivo de nutracêuticos (suplementos) no tratamento dos transtornos de humor – Rafael Teixeira de Sousa (SP) 
  • Novos tratamentos em neuromodulação – Leandro Valiengo (SP) 
  • Novos tratamentos na depressão maior – Doris H. Moreno (SP) 
  • Novos tratamentos no transtorno bipolar – Rodrigo Machado-Vieira (EUA) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos e não médicos
Objetivo: Este Curso visa promover a atualização sobre as mais recentes descobertas sobre terapêutica em psiquiatria para atualização, aprimoramento profissional e proporcionar uma visão abrangente sobre temas como mecanismos de ação em psicofarmacologia e perspectivas futuras com aplicabilidade na prática clínica.

– – –

• Área Temática: Violência
Curso 11 | Título: Atualização sobre o transtorno de estresse pós traumático TEPT
Coordenador: Marcelo Feijó de Mello (SP) e Andrea Feijó de Mello (SP)

Subtemas e Relatores:

  • Neurobiologia e neuroprogressão no TEPT: Projeto Temático – Marcelo Feijó de Mello (SP) 
  • Epidemiologia e diagnóstico – Andrea Feijó de Mello (SP) 
  • Tratamento farmacológico e psicoterápico, tipo de apego influência o tratamento? – Mariana Rangel Maciel (SP) 
  • Terapia interpessoal no TEPT, resultados preliminares – Cecília R. Proença (SP) 
  • Neuroimagem no TEPT, resultados preliminares – Ana Carolina Coelho Milani (SP) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos
Objetivo: O curso visa atualizar o participante na fisiopatologia do TEPT, discutir o diagnóstico segundo os critérios do DSM 5 e Cid 11, abordar o tratamento farmacológico e psicoterápico do TEPT e falar sobre linhas de pesquisa do PROVE-UNIFESP com foco na neuroprogressão, mostrando já resultados iniciais de um Projeto Temático da FAPESP, em andamento. 

– – –

Área Temática: Infância e Adolescência

Curso 16 | Título: Cérebro social e autismo
Coordenador: Monica Zilbovicius (França)

Subtemas e Relatores:

  • Introdução geral – Monica Zilbovicius (França) 
  • O ser humano e as capacidades sociais – Ana Saitovitch (França) 
  • Pesquisa em neuroimagem: contribuiçoes para uma melhor compreensao do funcionamento social tipico e das bases cerebrais do autismo – Monica Zilbovicius (França) 
  • As bases cerebrais do autismo e os metodos de neuro-modulaçao : novas estratégias de intervençao e inclusao nos TEA – Ana Saitovitch (França) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: Apresentar os avanços científicos recentes que vem contribuindo para um melhor conhecimento do que são os transtornos do espectro do autismo (TEA). Esses novos conhecimentos levaram a mudanças importantes na definição clínica do autismo, que tiveram como consequência evolução dos critérios diagnósticos. Atualmente, o que se conhece sobre o autismo permite um diagnóstico mais precoce com um impacto considerável nas intervenções terapêuticas. Paralelamente, estudos recentes com métodos de neuroimagem revelam alterações em circuitos neurais específicos em crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo. A compreensão dos mecanismos cerebrais pode contribuir para a elaboração de novas e mais adaptadas estratégias de intervenção.

– – –

Sexta-feira, 11 de outubro – 08h00 às 12h00 

• Área Temática: Ensino
Curso 08| Título: Como criar e ministrar cursos em religiosidade e da espiritualidade e na graduação, residência e pós-graduação
Coordenador: Alexander Moreira-Almeida (MG)

Subtemas e Relatores:

  • Estado da arte e diretrizes práticas para o ensino da Re na pós-graduação stricto sensu mestrado e doutorado em psiquiatria e outras áreas da saúde – Alexander Moreira-Almeida (MG) 
  • Estado da arte e diretrizes práticas para o ensino da Re na graduação em medicina e outros cursos em saúde – Giancarlo Lucchetti (MG) 
  • Estado da arte e diretrizes práticas para o ensino da Re na residência médica em psiquiatria – Fabrício Oliveira (MG) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: Apresentar o estado da arte e diretrizes práticas  para o ensino da R E na graduação em medicina e outros cursos em saúde, na residência médica  em psiquiatria e na pós-graduação “strictu senso” em psiquiatria e outras áreas da saúde

– – –

Sexta-feira, 11 de outubro – 14h30 às 19h00

• Área Temática: Emergências
Curso 05 | Título: Emergências Psiquiátricas
Coordenador: Teng Chei Tung (SP)

Subtemas e Relatores:

  • Definição de emergências psiquiátricas e epidemiologia das emergências psiquiátricas – Elie Calfat (SP) 
  • Condições mínimas para atendimento das EP e avaliação mínima das emergências psiquiátricas e diagnóstico diferencial – Cintia Perico (SP) 
  • Comportamento suicida – definição, epidemiologia e diagnóstico diferencial – Gislene Alves da Rocha (MG) 
  • Abordagem do comportamento suicida nas emergências – Teng Chei Tung (SP) 
  • Definição, epidemiologia da agitação psicomotora e diagnóstico diferencial – Lucas Alves Pereira (BA) 
  • Abordagem não medicamentosa e medicamentosa – Leonardo Baldaçara (TO) 
  • Definição e epidemiologia do uso e abuso de substâncias e Intoxicações – Flávia Ismael (SP) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: O curso tem por objetivo apresentar as evidências mais consistentes relacionadas às emergências psiquiátricas, incluindo aspectos práticos e teóricos, abrangendo temas relevantes como a abordagem dos pacientes com dependências de drogas nas emergências, questões legais e emergências psiquiátricas, agitação psicomotora e contenção fisica, abordagem do paciente suicida, dentre outros.

– – –

• Área Temática: Tema Oficial do Congresso
Curso 15 | Título: Impacto da doença do médico sobre o paciente das impressões às evidências
Coordenador: Carmita Abdo (SP)

Subtemas e Relatores:

  • Infração e jurisdição do consultório ao tribunal – Lisieux Telles (RS) 
  • Do cuidado ao Assédio ou pior: essa doença pode matar – Carmita Abdo (SP) 
  • Médico em Construção Plano de Carreira – Alexandrina Meleiro (SP) 
  • Anatomia de Uma Desconstução – Eduardo de Castro Humes (SP) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos
Objetivo: 1. Apresentar um plano de carreira bem constituído versus um profissional com características comprometedoras para si e para os pacientes; 2. Abordará os vários tipos de ações negativas; 3. Fará associação entre comportamentos e patologia.


Sábado, 12 de outubro – 08h00 às 12h00 

• Área Temática: Clínica
Curso 06 | Título: Atualização no diagnóstico e tratamento dos Transtornos Alimentares
Coordenador: Jose Carlos Appolinario (RJ) e Maria Mauro (RJ) 

Subtemas e Relatores:

  • Diagnosticando os transtornos alimentares – Silvia Regina de Freitas (RJ) 
  • O papel da comorbidade psiquiátrica no manejo dos transtornos alimentares – Bruno Nazar (RJ) 
  • Princípios gerais de avaliação e tratamento dos transtornos alimentares – Maria Mauro (RJ) 
  • O uso de agentes farmacológicos nos transtornos alimentares – Jose Carlos Appolinario (RJ) 
  • A nutrição no abordagem terapêutica dos transtor alimentares – Carla Mourilhe (RJ) 
  • A intervenção psicológica nos transtornos alimentares: perspectivas atuais e futuras – Monica Duchesne (RJ) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: O objetivo deste curso é proporcionar uma atualização sobre o diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares e condições associadas. 

– – –

• Área Temática: Psicoterapia
Curso 10 | Título: Espiritualidade e psicoterapia. Diálogos de William James, psicanálise e psicologia analítica
Coordenador: Anahy Fagundes Dias Fonseca (RS)

Subtemas e Relatores:

  • O modelo junguiano da estrutura da personalidade e suas consequências na prática clínica; A psicologia Analítica e suas interpretações da espiritualidade – Anahy Fagundes Dias Fonseca (RS) 
  • Manifestações da espiritualidade no setting Fenômenos sincronísticos no campo psicoterápico Funções simbólicas das práticas religiosas – Joel Giglio (SP) 
  • Sigmund freud e religiosidades Donald Winnicott e Wilfred Bion Ana Maria Rizzuto e o Nascimento do Deus vivo James Lomax, momentos sagrados em psicoterapia – Bruno Paz Mosqueiro (RS) 
  • William James e análise da experiência religiosa relação entre as experiências religiosas e os campos da medicina e psicologia – Pedro Henrique Costa de Resende (MG) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: Capacitar psiquiatras e psicoterapeutas a avaliar, abordar e trabalhar em psicoterapia com a dimensão Re do paciente.

– – –

• Área Temática: Dependências
Curso 12 | Título: Adolescentes com transtorno relacionado a substâncias: prevenir ou intervir, imediatamente?
Coordenador: Ana Cecilia Marques (SP)

Subtemas e Relatores:

  • A detecção precoce dos fatores de risco na infância pode alterar o comportamento de uso na adolescência? – Ana Cecilia Marques (SP) 
  • A epidemiologia mostra a real evolução do fenômeno no Brasil e no mundo ? – Sérgio Ramos (RS) 
  • Está disponível uma diretriz científica para o tratamento farmacológico hoje? – Marcos Zaleski (SC) 
  • Qual a intervenção sicossocial para adolescentes que é recomendada e como deve ser feito o seguimento dos casos? – Fernanda de Paula Ramos (RS) 

Nível do Curso: Básico
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: Discutir o tratamento de adolescentes com transtorno relacionado a substâncias. Prevenir ou intervir, imediatamente.

– – –

• Área Temática: Psicoterapia
Curso 14 | Título: Terapia cognitiva para comportamentos aditivos demonstração prática ao vivo
Coordenador: Carlos Salgado (RS)

Subtemas e Relatores:

  • Roll Play – Instrumento Clínico Poderoso Para Treinamento de Profissionais e Para Psicoterapia Individual e em Grupo Para Comportamentos Aditivos – Carlos Salgado (RS) 
  • Identificando Técnicas Específicas e Personalizadas Para Psicoterapia de Comportamentos Aditivos – Carla Bicca (RS) 

Nível do Curso: Avançado
Público Alvo: Médicos e Não Médicos
Objetivo: treinar profissionais em um modelo de terapia cognitiva para comportamentos aditivos inclui modelo de Roll Play, instrumento psicoterápico e de treinamento.

Comments are closed.