David Vincent Sheehan

DavidSheehanDavid V. Sheehan, M.D., M.B.A. é Professor Emérito e Ilustre em Saúde na University of South Florida College of Medicine. Ele foi professor de Psiquiatria, Diretor de Pesquisa Psiquiátrica e Diretor no Instituto de Pesquisa de Transtornos de Ansiedade e Depressão na University of South Florida College of Medicine e Professor de Psicologia na University of South Florida College of Arts and Sciences.

Dr. Sheehan nasceu e foi educado na Irlanda. Completou sua residência em psiquiatria no Massachussetts General Hospital e na Harvard Medical School. Nesta última, onde foi Professor-Assistente de Psiquiatria, fez parte do corpo docente em tempo integral por doze anos e meio. Ele foi Diretor de Pesquisa em Ansiedade e Diretor da Clínica de Medicina Psicossomática no Massachussetts General Hospital. Dr. Sheehan obteve seu MBA (summa cum laude) pela University of South Florida. Atuou como Diretor de Pesquisa Psiquiátrica para o Departamento de Psiquiatria e Medicina do Comportamento na University of South Florida College of Medicine de 1985 a 2007. Dr. Sheehan escreveu mais de 500 trabalhos e 250 publicações incluindo o best seller “The Anxiety Disease” (que vendeu mais de meio milhão de cópias). Também editou ou serviu no conselho editorial de 8 livros/monografias. Cumulativamente, seus trabalhos já foram citados mais de 10.000 vezes em importantes publicações especializadas revisadas por seus pares. Uma de suas publicações científicas foi considerada pelo Essential Science Indicators como um ‘Current Classic’ em tres diferente ocasiões e como o documento de maior crescimento absoluto em citações nos campos da Psiquiatria e Psicologia na última década (1999-2009).

Ele já recebeu mais de 20 milhões de dólares em 120 bolsas de pesquisa.e a ele foi concedida uma patente pelo United States Patent Office em 1996. Dr. Sheehan teve a oportunidade de prestar um depoimento especializado perante o Congresso dos EUA.

D. Sheehan tem atuado como consultor para a OMS, World Federation of Societies of Biological Psychiatry, International Academy for Biomedical and Drug Research, US Food and Drug Administration e como revisor de bolsas de pesquisas para o National Institute for Mental Health (NIMH). Atuou como consultor para o grupo de trabalho da American Psychiatric Association(APA) para revisar o DSMIII em transtornos de ansiedade, para as ‘task forces’ da APA relativas à dependência em benzodiazepina e tratamentos de transtornos psiquiátricos. Ele também cooperou em conselhos consultivos nacionais e internacionais de inúmeras empresas farmacêuticas e fundações sem fins lucrativos incluindo a National Anxiety Foundation, a National Depressive and Maniac Depressive Association, o Council on Anxiety Disorders, a Anxiety Disorder Association of America e o Council on Anxiety Disorders e Foundation for Improving Data Quality.

Dr. Sheehan foi convidado para proferir palestras em 67 países sobre ansiedade e transtornos de humor, psicofarmacologia e psiquiatria biológica. Ele foi eleito membro do American College of Psychiatrists e membro ilustre da American Psychiatric Association e é membro fundador da National Academy of Inventors. Entre outras honrarias ele foi incluído no “Best Doctors of America”, publicado pela Woodward/White Inc. anualmente, de 1992 até sua aposentadoria em 2010

Comments are closed.