Currículo dos Palestrantes – “Como faço/trato”

Analice de Paula Gigliotti

Graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também cumpriu sua pós graduação. Obteve seu mestrado em Medicina (área de concentração Psiquiatria) na Universidade Federal de São Paulo, onde está concluindo seu doutorado. Na última década tanto sua prática quanto suas atividades de pesquisa se focaram em dependência química, dependência de nicotina, epidemiologia do tabagismo e Documentos da Indústria do Tabaco.
Chefe do Setor de Dependências Químicas e Comportamentais do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa de Educação Continuada da ABP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, é também Vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro. Internacionalmente, é membro do Mental Illness Prevention Center, Substance Abuse Section da  New York University, doGlobal Network Committee da  Society for Research on Nicotine and Tobacco. Suas contribuições incluem diversos artigos em revistas científicas e 4 livros.

 

Antônio Egídio Nardi

Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina – Instituto de Psiquiatria – da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou Pós-Doutorado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho durante 1997 e 1998. Obteve o título de Livre-Docente em Psiquiatria em 2004 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Publicou inúmeros artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto. É o coordenador da sede Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM).

Flávio Kapczinski

O professor Flavio Kapczinski, MD PhD, é um investigador na área do Transtorno do Humor Bipolar e é apoiado pela NARSAD, Stanley Medical Research Institute, CNPq e CAPES, Brasil.
Publicou mais de 250 artigos científicos e atualmente é coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina.
Seus estudos contribuem para o entendimento das bases biológicas do declínio cognitivo e da saúde física que ocorre em pacientes com Transtorno Bipolar.

Joel Rennó Jr

Doutor em Psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Médico Assistente-Doutor do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Diretor do ProMulher- Programa de Saúde Mental da Mulher do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein-SP.
Membro Fundador da International Association for Women’s Mental Health (IAWMH).
Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Associação Americana de Psiquiatria (APA).

Luis Augusto Paim Rohde

Professor Titular de Psiquiatria – UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria – USP.
Coordenador-Geral do Programa de TDAH do  HCPA. Membro do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria.  Presidente da World Federation of ADHD.
Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP).
Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a  Infância e Adolescência.
Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry, editor emérito da Revista Brasileira  de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.
Publicou cerca de 160 artigos científicos, 35 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 8  livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Tem cerca de 1900 citações ISI e Índice H = 22.