Gustavo Turecki, Ph.D.

Gustavo Turecki MD PhD é um cientista clínico cujo trabalho se concentra na compreensão das alterações moleculares do cérebro que ocorrem durante a depressão e nos processos moleculares que explicam a resposta ao tratamento. Além disso, seu trabalho visa elucidar as bases neurobiológicas do cérebro do suicida. O Dr. Turecki é Professor Titular e Cátedra do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill e Cátedra de Pesquisa Canadense Nível 1 em Transtorno Depressivo Maior e Suicídio. Ele é o Diretor Científico do Instituto Douglas e o Diretor do Grupo McGill para Estudos do Suicídio, um grupo multidisciplinar de pesquisa sobre suicídio (www.mgss.ca) que compreende o Douglas Bell-Canada Brain Bank (www.douglasbrainbank.ca). Ele também é o diretor do FRQS Réseau québécois sur le suicide, les troubles de l’humeur et les troubles associés (www.reseausuicide.qc.ca).

O Dr. Turecki conduziu uma pesquisa pioneira que levou ao nosso entendimento de como as experiências traumáticas da vida afetam a função dos genes cerebrais e aumentam o risco de suicídio a longo prazo, por meio da regulação epigenética dos genes críticos envolvidos nas respostas ao estresse e no desenvolvimento comportamental. Ele é autor de mais de 450 publicações, incluindo artigos de pesquisa em importantes periódicos especializados como Nature Neuroscience, Nature Medicine e Lancet. Seu trabalho foi citado mais de 33.000 vezes e suas contribuições para o campo foram reconhecidas por meio de 30 prêmios. Ele também atua, ou atuou, nos conselhos consultivos de várias revistas científicas e institutos científicos internacionais.

O Dr. Turecki também é um clínico atuante e chefia o Programa de Transtornos Depressivos do Instituto Universitário de Saúde Mental Douglas, onde trata pacientes com transtorno depressivo maior refratário.

Comments are closed.