Johannes Pantel

Johannes Pantel é Professor Titular e Chefe do Departamento de Medicina Geriátrica, Psicogeriatria e Gerontologia Clínica, Instituto de Prática Geral, Universidade Goethe, Frankfurt, Alemanha. Estudou medicina Filosofia e Psicologia na Universidade Heidelberg (Alemanha) e Universidade de Londres (Reino Unido), recebeu seu treinamento de especialista no Hospital Universitário de Essen (Neurologia) e Heidelberg (Psiquiatria e Psicoterapia Geriátricas).

Foi pesquisador acadêmico no Centro de Pesquisa Clínica em Saúde Mental (Cidade de Iowa – EUA) e na Escola Médica de Harvard (Boston – EUA). Durante sua carreira clínica trabalhou em diversas posições de liderança, incluindo Diretor do Departamento de Gerontopsiquiatria e Ambulatório de Memória e Diretor do Hospital de Psiquiatria, Psicossomáticos e Psicoterapias, Universidade de Goethe, Frankfurt. Posteriormente, foi cofundador e porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa Interdisciplinar do Envelhecimento (FFIA).

É autor, coautor e editor de 25 livros e 86 capítulos de livros, 200 artigos, incluindo 136 contribuições originais para revistas. Seus interesses de pesquisa incluem o desenvolvimento e avaliação de intervenções para melhoria da atenção na saúde geriátrica, imagem cerebral na psiquiatria geriátrica, bem como prevenção e diagnóstico precoce da demência (incluindo uso de biomarcadores).

Comments are closed.