Maria Oquendo

A Dra. Oquendo é professora e presidente do conselho de psiquiatria da Universidade da Pensilvânia. Ela estudou medicina na Universidade de Columbia e completou a residência em Cornell. Em 2017, ela foi eleita para a Academia Nacional de Medicina, uma das maiores honrarias em medicina.

A Dra. Oquendo usou tomografia por emissão de pósitrons e ressonância magnética para mapear anormalidades cerebrais em transtornos de humor e comportamento suicida. Suas especialidades variam de psicofarmacologia a saúde mental global. Ela tem mais de 400 publicações revisadas por colegas da área.

A Dra. Oquendo é ex-presidente da Associação Americana de Psiquiatria (APA – American Psychiatric Association) e da Academia Internacional de Pesquisa de Suicídio (International Academy of Suicide Research), presidente eleita do ACNP – Faculdade Americana de Neuropsicofarmacologia (American College of Neuropsychopharmacology), presidente do Conselho Científico da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio (American Foundation for Suicide Prevention’s Scientific Council ) e serviu no Conselho Nacional Consultivo do Instituto de Saúde Mental (National Institute of Mental Health’s Advisory Council).

Recebedora de vários prêmios nos EUA, Europa e América do Sul, mais recentemente, ela foi homenageada com o Prêmio Dolores Shockley (ACNP, 2018).

Comments are closed.