Martin Schalling

Martin Schalling é professor de Genética Médica no Centro para Medicina Molecular do Instituto Karolinska.

Recebeu seu diploma de MD do Instituto Karolinska em 1983 e em 1990 conquistou o título de PhD. Entre 1990 e 1993, foi postdoctoral fellow no Massachusetts Institute of Technology com bolsa da EMBO (European Molecular Biology Organization).

Suas pesquisas têm como objetivo identificar fatores genéticos na predisposição do desenvolvimento de doenças neuropsiquiátricas e transtornos metabólicos, tais como depressão e anorexia.

Martin Schalling supervisionou 30 doutorandos e foi autor em mais de 300 artigos/manuscritos e 150 resumos para congressos e conferências. Seus artigos foram citados mais de 25.000 vezes e seu índice H é 76 atualmente.

Recebeu o Prêmio Florman pela tese do ano da Royal Academy of Sciences e o prêmio Alvarengas pela melhor publicação médica na Suécia. Schalling é professor pelo programa Fulbright Scholar e professor visitante na Universidade de São Paulo – USP. É o coordenador acadêmico nas colaborações entre o Instituto Karolinska com a a Clínica Mayo e com a USP, e presidente da junta do Fundo de Psiquiatria Suéco.

Comments are closed.