Myrna M. Weissman

MyrnaWeissmanDra. Weissman é Professora de Epidemiologia em Psiquiatria, no College of Psysicians and Surgeons e no Mailman School of Public Health na Universidade de Columbia e Chefe da Divisão de Epidemiologia no New York State Pychiatric Institute (NYSPI). Ela é membro do Sackler Institute for Developmental Psychobiology em Columbia. Até 1987, Dra. Weissman foi Professora de Psiquiatria e Epidemiologia na Yale University School of Medicine e diretora da Depression Research Unit. Ela foi Professora Visitante Senior no Institute of Medicine, National Academy of Sciences em Washington, D.C., Dra. Weissman obteve seu PhD em Epidemiologia pela Yale School of Medicine em 1974.

Sua pesquisa foca no entendimento das taxas e riscos dos transtornos de humor e ansiedade utilizando métodos de epidemiologia, genética, neuroimagem, e a aplicação deste achados para desenvolver e testar tratamentos de maneira empírica e intervenção preventiva. Seu atual interesse está em trazer a psiquiatria epidemiológica mais próxima ao estudos translacionais em neurociências e genética. Ela dirige uma pesquisa com três gerações de famílias com alto e baixo risco de depressão que foram estudadas clinicamente por mais de 25 anos e que estão participando em estudos de genética e imagem. Também dirige um centro múltiplo de pesquisa para determinar o impacto da remissão materna da depressão em seus descendentes. Ela é uma das Pis de um estudo multi centrado para descobrir bio-marcadores de resposta no tratamento da depressão. Dra. Weissman foi um dos criadores da Psicoterapia Interpessoal, um tratamento baseado em evidências para a depressão.

Em abril de 2009, ela foi selecionada pelo American College of Epidemiology como 1 das 10 epidemiologistas nos Estados Unidos que tiveram maior impacto na política pública e saúde pública. O resumo de seu trabalho com depressão aparece em uma edição especial dos Annals of Epidemiology, Triumphs in Epidemiology.

Tema da Conferência: Psicoterapia Interpessoal: Desenvolvimentos Atuais

Comments are closed.