Nancy C. Andreasen

NancyAndreasenDra. Nancy C. Andreasen, M.D., PhD ocupa a cátedra Andrew H. Woods de Psiquiatria na University of Iowa, Carver College of Medicine. Detentora do President’s National Medal of Science, Dra. Andreasen foi pioneira do uso da imagem por ressonância magnética para identificar os processos cognitivos normais nos mecanismos cerebrais tais como memória e criatividade, assim como transtornos mentais como a esquizofrenia.

Ela liderou o primeiro estudo empírico extensivo da criatividade que demonstrou a associação entre criatividade e transtornos de humor. Ela está atualmente realizando um segundo importante estudo da criatividade em artistas e cientistas de renome utilizando técnicas de neuroimagem. Dra. Andreasen conduziu uma das maiores e mais longas pesquisas longitudinais da consequência da esquizofrenia usando imagens por ressonância magnética para examinar alterações no cérebro com o passar do tempo.

Ela utilizou suas habilidades literárias para escrever livros destinados a educar pessoas leigas e reduzir o estigma. Entre seus 15 livros há uma ‘brain trilogy’ que escreveu para ensinar neurociência, transtorno mental e criatividade a não-cientistas: “The Broken Brain”, “Brave New Brain”, e “ The Creating Brain”. Dra. Andreasen também publicou mais de 600 artigos científicos. Ela foi editora-chefe do American Journal of Psychiatry por 13 anos, completando seu terceiro período no cargo em 2005.

Conecte-se

Assine nossa newsletter para receber atualizações.

Comments are closed.