Participe do Simpósio Internacional da Presidente!

Com o tema “Los hermanos e a psiquiatria: Semelhanças e diferenças, limites e possibilidades”, o XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP recebe o Simpósio Internacional da Presidente. Já consolidado na programação científica, este ano o simpósio tem como objetivo discutir a psiquiatria internacional e o papel da ABP neste cenário.

Coordenado pela presidente da ABP, Dra. Carmita Abdo, o Simpósio Internacional contará com a presença de quatro psiquiatras de reconhecimento internacional. São eles: o Dr. Rodrigo Córdoba (Colômbia), presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL na gestão 2014-2016; o Dr. Edgar Belfort (Venezuela), presidente da APAL entre 2008 e 2010 e diretor da Associação Psiquiátrica Mundial – WPA (em inglês); o Dr. Julio Torales (Paraguai), membro da Cátedra e do Serviço de Psiquiatria na Universidade Nacional de Assunção; e o Dr. Antônio Geraldo da Silva (Brasil), presidente eleito da APAL para os anos de 2018 a 2020.

Entre os temas a serem abordados no Simpósio, estão os desafios da psiquiatria contemporânea, os processos de formação e capacitação e a orientação da atenção em saúde mental na América Latina. O Simpósio acontece na sexta-feira, dia 27 de outubro, às 9h30, dentro da área temática “Transcultural”.

“O Congresso Brasileiro de Psiquiatria está imperdível. Se você ainda não se inscreveu, inscreva-se, porque a programação está especial: convidados nacionais e internacionais, uma série de novidades que nós vamos apresentar para vocês, com uma parte recreativa também de altíssimo nível. É um momento de congraçamento ímpar. Vamos nos encontrar por lá, vamos nos atualizar cientificamente, trocar conhecimento e também matar a saudade. Nos vemos lá!”, finaliza a presidente da ABP.

Veja a seguir a programação completa do Simpósio Internacional da Presidente:

Sexta-Feira – 27/10/2017
09h30min às 11h30min – Auditório 1 – Hall F e G – Térreo
Área Temática: Transcultural

Simpósio Internacional da Presidente
Tema: Los hermanos e a psiquiatria: Semelhanças e diferenças, limites e possibilidades | Coordenador: Carmita Abdo (SP)
Subtemas e Docentes:

  • Caminhando no limite: desafios da psiquiatria contemporânea frente aos contextos socioculturais / Caminando en el límite: Retos de la psiquiatría contemporánea frente a los contextos socioculturales – Angela Velez (Colombia)
  • Repensando os processos de formação e capacitação na América Latina / Repensando los procesos de formacion y capacitacion en Latinoamerica – Edgard Belfort (Venezuela)
  • Psiquiatria no Paraguai: potencializar fortalezas, fazer frente às debilidades / Psiquiatría en Paraguay: potenciar fortalezas,hacer frente a las debilidades – Julio Torales (Paraguay)
  • Para onde orientar a atenção em saúde mental na América Latina / Hacia donde orientar la atencion en salud mental en America Latina – Rodrigo Cordoba (Colombia)
  • O que pode fortalecer a psiquiatria na América Latina? – Antônio Geraldo da Silva (DF)
Comments are closed.