Transtornos alimentares: Como abordá-los na prática clínica – Curso 01 no CBP

O curso 01 do XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP é o tratamento dos transtornos alimentares. Com o objetivo de viabilizar aos psiquiatras clínicos a identificação diagnóstica de forma crítica, o curso “Transtornos alimentares: como abordá-los na prática clínica” apresentará as principais abordagens de tratamento farmacológico e psicológico relacionadas a estas doenças.

Trazendo subtemas relativos ao diagnóstico diferencial, comorbidade, aspectos gerais do tratamento, aplicação da Terapia Cognitivo Comportamental e avaliação psiquiátrica pré-operatória da cirurgia bariátrica, o curso é coordenado pelos psiquiatras José Carlos Appolinario e Maria Francisca Mauro, ambos do Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do curso, estas atividades “são muito importantes no processo de contínua atualização dos profissionais de saúde mental brasileiros. Os cursos cobrem uma gama muito ampla de temas ligados a psiquiatria e saúde mental e são apresentados por equipes de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação”.

Para a psiquiatra, “o tratamento dos transtornos alimentares, em muitos momentos, fica restrito aos serviços especializados ou equipes com formação nesta área. A possibilidade de participar deste curso pode propiciar o início de uma capacitação de equipes neste tema e viabilizar aos colegas que desconhecem as especificidades deste tratamento uma sistematização quanto às condutas a serem estabelecidas nestes casos”.

Além dos coordenadores participarão do curso os doutores: Marcelo Papelbaum, Bruno Nazar e Mônica Duchesne

Ainda sobre o tipo de atividade, a psiquiatra Maria Francisca Mauro destaca o maior aprofundamento na temática permitido pelo formato dos cursos, que abordam os temas de forma mais didática, favorecendo o debate e o compartilhamento de experiências profissionais. “A inscrição nos cursos do Congresso Brasileiro de Psiquiatria consiste num importante investimento para sua formação e uma oportunidade de aprender com os profissionais de referências em suas áreas terapêuticas”, afirma a coordenadora.

Participe do curso que acontecerá dia 18/10/18 de 08h às 12h. Você já pode se inscrever para esse e todos os cursos do CBP!

Comments are closed.