Presidente da WPA, Dr. Afzal Javed, é um dos palestrantes internacionais que estará no CBP

Em 2022, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) chega à sua 39ª edição com o tema “Psiquiatria e Pandemia: impacto, lições e novos paradigmas”. Entre os dias 05 e 08 de outubro, especialistas de grande renome vão abordar diversos assuntos referentes à especialidade e à saúde mental, dando luz às descobertas feitas após a Covid-19. 

Algumas das atividades mais aguardadas são as com os palestrantes internacionais, que fazem parte de ilustres universidades, centros de pesquisas e instituições de saúde de todo o mundo. São 20 especialistas vindos de países, como Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Paquistão e Reino Unido, que vão abordar as mais recentes pesquisas científicas. 

Um dos palestrantes internacionais que marcará presença no Congresso é o Dr. Afzal Javed, atual presidente da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, em inglês), que vai falar sobre a autonomia financeira dos pacientes com esquizofrenia. “Embora os programas de segurança social ofereçam assistência financeira a pacientes com doença mental grave em países de alta renda, ainda não existem muitos projetos em países de baixa ou média renda. Minha apresentação relata os resultados de um ano de microfinanças para aliviar a pobreza em pacientes com esquizofrenia em um país de baixa renda”, explica. 

Segundo o Dr. Javed, que também é professor honorário do Instituto de Pesquisa em Saúde Aplicada da Universidade de Birmingham e professor clínico associado honorário na Warwick Medical School da Universidade de Warwick, os médicos psiquiatras têm um importante papel na busca de uma autonomia financeira para os padecentes de doenças mentais. “Evidências sugerem uma forte ligação entre pobreza e saúde mental, saúde física e expectativa de vida. A relação entre pobreza e doença mental é cíclica: a pobreza aumenta o risco de ter uma doença mental, e ter uma doença mental aumenta o risco de cair na pobreza. Esses aspectos formulam vários direcionamentos que clínicos e profissionais de saúde mental devem conhecer e praticar, além da prescrição de tratamentos medicamentosos”, destaca o palestrante. 

Sobre as expectativas para o XXXIX CBP, o Dr. Javed ressalta a contribuição para a educação e formação dos médicos psiquiatras: “O CBP é um importante encontro científico que atualiza os profissionais sobre diversos aspectos da saúde mental. Esta conferência é considerada um evento educacional de alto nível e oferece uma oportunidade de aprender sobre os avanços acadêmicos, clínicos e de pesquisa em saúde mental”, finaliza.

Não perca a conferência “Promovendo empoderamento e autonomia financeira para pacientes esquizofrênicos: uma experiência de um país em desenvolvimento”!